30 de dez. de 2023

Série: Fácil (HBO)

Está disponível na HBO Max a série espanhola "Fácil". Baseada no livro "Lectura Fácil", de Cristina Morales, a série possui roteiro de Anna R. Costa.

A história mostra quatro mulheres, com diferentes níveis de deficiência intelectual, tuteladas pelo governo, que tentam viver uma vida independente em um apartamento na praia de Barceloneta em Barcelona, Espanha. 

Eu estava muito ansiosa para conhecer a história pois já tinha conhecido o livro (agora estou na expectativa da leitura) e sabia que ele já havia sido adaptado para o teatro. Encontrar a série, por acaso, no streamming da HBO foi uma grata surpresa. 

A narrativa é bem surpreendente, e penso que tenha sido um grande desafio olhar de perto essas mulheres que não se encaixam no que é considerado normal na sociedade, sem esteriotipá-las, ou, além disso, enxergar essas pessoas mesmo com os rótulos ou esteriótipos que, muitas vezes, são inevitáveis.


Imagem de divulgação da série que mostra um painel com várias fotos de diferentes moças. Algumas estão sorrindo, uma está beijando um rapaz, outra está gritando.

Recomendo a série para quem quer pensar mais sobre liberdade, sobre o que é normal ou anormal, por que existem algumas normas na nossa sociedade, e como o nosso mundo ainda possui tantas barreiras que dificultam a independência e autonomia de todas as pessoas.





Nenhum comentário: