14 de abr de 2019

Abril azul (2019) - mês da conscientização sobre o Autismo

Abril é o mês escolhido para a conscientização sobre o autismo, este transtorno tão difícil de ser diagnosticado e que possui uma grande variedade de nuances e características, e, por isso mesmo, nunca é demais falarmos e aprendermos sobre o tema.

Por falar em autismo, essa semana comecei a assistir com a minha filha a série infantil "Pablo", que acabou de chegar ao catálogo da Netflix aqui do Brasil, e nos encantamos. "Pablo" é uma série britânica, de 2017, onde, segunda a plataforma, "Equipado com giz de cera e muita criatividade, um menino com autismo desenha um mundo imaginário onde seus amigos animais o ajudam a lidar com situações da vida real." As situações vividas por Pablo foram relatadas por pessoas reais com autismo, e a série, que mistura live action e animação, também é interpretada e dublada por pessoas de diferentes espectros do autismo. No mundo imaginário, Pablo dialoga com seus amigos animais, que o ajudam a enfrentar as dificuldades do seu cotidiano, e é quando conseguimos entender uma pessoa com autismo de uma perspectiva até então inédita para mim: de dentro de sua cabeça! Talvez, essa seja a grande novidade da série, além de ser voltada para crianças, sendo uma oportunidade maravilhosa de nossas crianças aprenderem sobre as pessoas autistas desde cedo.

Depois de assistirmos a uns dois episódios, minha filha começou a indagar por que o Pablo não falava quando "não era desenho", e por que ele falava quando "era desenho", e foi uma porta para eu ir explicando, aos pouquinhos, que quando era desenho era a imaginação do menino, que fora da imaginação ele ainda não conseguia falar, e a partir de cada dúvida que ela apresentar, vamos seguir conversando sobre as diferenças que cada um temos. Por isso, recomendo muito a série para quem tem pequenos.

Acima, imagens de alguns episódios da série "Pablo".


Outra dica que eu queria deixar para quem tem interesse em materiais sobre o tema AUTISMO é o livro "A escova de dentes azul", da editora Panda Books, escrito por Marcos Mion e ilustrado por Fabiana Shizue. O livro é muito bonito e conta a história da preparação da festa de natal da família do Marcos Mion, contada pelo cãozinho da família, e do inusitado pedido de presente de natal de Romeo, o filho mais velho que é autista. Falando nisso, sigam o Marcos Mion nas redes sociais, ele produz conteúdos incríveis sobre autismo ao contar o cotidiano de sua família e ao falar sobre toda a interação e os aprendizados que o seu primogênito lhes proporciona.

Acima, imagem de uma página do livro "A escova de dentes azul". Há o título "As baladas de Romeo", com um texto abaixo e uma ilustração de um menino deitado, sorridente, em cima de uma cachorrinha, na grama.


E, para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos na área do autismo de maneira qualificada, indico muito a Associação Pandorga, que oferece cursos, materiais, palestras e atendimentos, o site é http://www.pandorgaautismo.org/.


Um grande abraço!



Nenhum comentário: