Conforme prometido aqui, hoje publicaremos a segunda parte da lista das 10 obras literárias que selecionamos, que tratam, com qualidade, de assuntos como deficiência e diferenças, e podem ser utilizadas em salas de aula, com seus filhos, ou simplesmente para aumentar seu repertório de boas leituras.
A primeira parte da lista com as 5 primeiras obras podem ser encontradas clicando aqui.Segue a segunda parte:
6. Pollyanna (autora: Eleonor H. Porter | Editora: Várias)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5qTMETb0FGvJWNOOtY0U6utHQrtoMNQnkp3d3AMp2PgZRdF3rdupejqXM67Arxc_yhxXwRT_7GNO53VfhWUd-s6La_gKPKxKY-l8T5iD9Pd_0YCTF_ttg0UUZgXsbmTrA8xdDIWfMgkE/s320/pollyana-eleanor-h-porter_MLB-O-3371981510_112012.jpg)
A obra conta a história de uma menina que fica órfã aos 11 anos e vai viver com sua amarga tia Polly (em algumas versões, Paulina), e enfrenta muitas diversidades e resistências da tia. Para conseguir viver nesse ambiente, ela joga o "jogo do contente" que aprendeu com seu pai, que ensina que temos sempre que buscar enxergar o lado positivo das coisas, mesmo que pareçam ruins. Até que a menina tem um acidente de carro e fica sem o movimento das pernas...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4YomALAfYiLZjMQTGc9tvq1LyWsjF7BgJ6E31e5mqlII8TdOoQgTYSYh040WdT2rnhJKbxHJacYkIgNt23b-keXizxnpLtw2SjALH8dNYQ2RN3PKM_sk-7V5_IfAlY0wzLIeVTouHnqI/s320/amigo+no+escuro.jpg)
A história de "Um amigo no escuro" é tão tocante que já foi adaptada e encenada no teatro. Ela conta a história de uma menina de 13 anos que durante um blecaute na rede elétrica resolve passar o tempo fazendo uma roleta russa. Mas não se assustem, o livro não é sobre violência! A roleta russa que Luciana, a personagem faz, consiste em discar, nos teclados do telefone, um número aleatório e conversar com alguém desconhecido. A partir daí a história se desenrola de maneira interessante e surpreendente! Leitura indicada para o público juvenil.
8. O voo da gaivota (autora: Emanuelle Laborit | Editora: Best Seller)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6Wg0Pts8oy83zo2gJSeng_HAvFZosDT6kqObQjT6UaSUCHdiCM6CuC4RSUCkCvekAZgSKuyGZZyAjTXNDT-sEogjncY3B2vrAX9TjdE7c46KyFHmJ0yOSZrRBDNXsYpCtVeFqMwmsTWI/s1600/ovoo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn2eBd6YhaP2oc15IwlLOaZM5DtF3dB2bAHVaRTrtae_9taf3EISadeBuZnGR0es8-Gfzo0AeGPYCUP_6GXM6JpUI6YiLgictaSpO81nh7GHozsDyCXHkm_iwx2upYDo26gwHZ50wF7ns/s1600/felizanovelho.jpg)
O romance que conta a história do acidente que deixou Marcelo tetraplégico foi um best-seller na década de 80, virou filme, peça de teatro e marcou toda uma geração. Ainda hoje há quem não tenha lido ou não conheça a obra, narrada de maneira irreverente e tocante, principalmente os mais jovens. Além do acidente, o livro traz recordações da infância e juventude do período de ditadura militar brasileira, já que seu pai foi cassado e desapareceu quando ele tinha 11 anos de idade. O autor também escreveu outros livros, peças de teatro, e atualmente é colunista de diversos meios de comunicação, entre eles do Estadão (clique aqui para acessar a coluna dele). Indicado para adultos.
10. O Filho eterno (autor: Cristóvão Tezza| Editora: Record)
Lançado em 2007, o romance "O filho eterno" já foi publicado em Portugal, Itália, França, Espanha, Holanda e Austrália, e recebeu os mais importantes prêmios literários brasileiros. Este grande sucesso conta a história da chegada de Felipe, um filho com Síndrome de Down à vida de um jovem casal. A história é narrada em 3ª pessoa, mas conta as experiências do próprio escritor. Diferente dos outros livros indicados, é a história de um pai, suas expectativas, reações, tristezas e grandes descobertas.
Aproveitem a lista e comentem! Abraço,
Vanessa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário