7 de dez. de 2012

Programação de cursos de 2013 (RS)

Olá queridos,
Os leitores mais assíduos sabem que todos os anos procuro sugerir alguns cursos para quem quer se aperfeiçoar, seja na área de educação de surdos, educação inclusiva, acessibilidade, etc.
Vários cursos já estão com as inscrições abertas para 2013, e abaixo envio uma lista para vocês escolherem e se programarem!

  • Caminhos da Inclusão no Unilasalle

  • O Unilasalle (Canoas/RS) oferece todo ano o curso "Caminhos da Inclusão", que são cursos de extensão divididos por módulos. O aluno pode optar por fazer aqueles módulos que mais lhe interessam, e são várias opções interessantes, como cursos básicos de Libras, cursos para intérprete de Libras, capacitações para educação especial, sala de recursos, surdez, deficiência visual e transtornos globais do desenvolvimento.

Para conferir as datas e demais informações, acesse o site do curso (aqui).


  • Desenvolvendo a Linguagem Escrita: Conceitos e Práticas para a Alfabetização e o Letramento 

Curso que acontecerá em janeiro de 2013 na Unisinos (São Leopoldo/RS) promove um entendimento da alfabetização na perspectiva do letramento, acreditando que a criança e o adulto além de aprender a ler e a escrever, precisam também entender o mundo onde vivem, precisam apropriar-se das diferentes linguagens com as quais poderão expressar suas visões, decisões, desejos sobre o mundo. O presente curso tem por objetivo estudar o processo de construção da aprendizagem no que diz respeito a alfabetização e o letramento, pensando tudo o que a envolve, bem como as dificuldades e especificidades encontradas. Maiores informações no site.


  • Especialização em Educação Inclusiva
Outra opção também na Unisinos (São Leopoldo/RS) é o curso de especialização em Educação Inclusiva. 
O curso, que já está na sua 7ª edição, qualifica os profissionais para atuarem com as diferenças sociais e culturais das pessoas com deficiência, e promove um espaço de problematização e produção de conhecimentos sobre as necessidades educativas especiais, analisando os diferentes discursos que as constituem.
Para saber mais, clique aqui.

  • Especialização em Inclusão Educacional (on line)
A Ulbra também está oferecendo um curso de Inclusão Educacional como especialização, mas este é on-line, possibilitando que mesmo quem não more na região possa participar. O curso se propõe a refletir sobre o significado do processo de inclusão em uma sociedade democrática, que articula os direitos e deveres dos cidadãos de participarem de uma educação integral para todos. Em conformidade com as tendências educacionais atuais na perspectiva da Inclusão Educacional, o curso de pós-graduação torna-se uma referência na produção de conhecimentos da educação especial, proporcionando o desenvolvimento de estudos na busca dos melhores recursos para auxiliar/ampliar as possibilidades de inserção social das pessoas como necessidades educacionais especiais. Para ter informações sobre este curso, acesse o site e escolha a opção desejada.

  • AUTISMO | TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM | LIBRAS
Estes são temas que serão tratados em cursos de extensão da FAPA (Porto Alegre/RS) com inscrições abertas, com previsão de início para março (Libras) e os demais em abril. Há várias outras opções de cursos na instituição, e você pode obter mais informações no site.


Se você conhece outros cursos que serão oferecidos em 2013, em qualquer região do Brasil ou mesmo à distância, escreva para nós divulgarmos aqui. O e-mail é blogvendovozes@gmail.com.

Abraço!


Nenhum comentário: