12 de jul. de 2012

2ª edição: Curso de extensão "Ensino de LP/S: Tópicos Avançados"


INSCRIÇÕES ABERTAS
Imagem ilustrativa da Webconferência.
Teremos intérprete de Libras.

O Curso Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: tópicos avançados, consequente ao curso "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos", busca apresentar e provocar reflexões mais aprofundadas a respeito da disciplina Língua Portuguesa para surdos para aqueles profissionais e estudantes que já possuem conhecimentos básicos a respeito dela. O curso será totalmente a distância e realizado na plataforma Moodle.

Objetivos
Discutir qual (is) são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa para Surdos;
Refletir sobre os conceitos de letramento na educação de surdos, a partir de uma visão mais aprofundada a respeito de questões que envolvem esse contexto, como leitura e interpretação textual, utilização de novas tecnologias no ensino de surdos, avaliação e outros temas pertinentes à área.

Público de interesse
Professores de Língua Portuguesa, séries iniciais, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, acadêmicos e graduandos dos cursos de Letras, Fonoaudiologia, Pedagogia e demais licenciaturas, que tenham cursado "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos" ou já possuam conhecimento sobre o assunto.


Carga Horária
40 horas

Dias das Aulas (você deve optar por um dos grupos - quartas ou sábados).
Web Conferência 1 - 15/8; 29/8, 12/9 e 26/9, quartas-feiras, das 20h às 21h.
Web Conferência 2 - 18/8; 01/09; 15/09; 29/09, sábados, das 9h às 10h. 


Período
6/8/2012 a 29/9/2012

Certificado
Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência, nas atividades programadas. As matrículas já estão abertas! Para saber valores, informações e realizar sua matrícula, clique aqui!


Pré-requisitos
Ter cursado "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos" ou ter conhecimentos prévios sobre esta disciplina;
Ter disponibilidade de 4 horas semanais de estudo para leituras e realização de atividades do curso;
Ter disponibilidade de participação em um dos grupos de encontros on-line do curso, através das webconferências, nas datas e horários determinados;
Conhecimento básico de informática, e-mail próprio, acesso à internet, webcam.


Ministrantes
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires - Mestre em Lingüística Aplicada pela UNISINOS, Doutoranda em Linguística Aplicada (UNISINOS). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa para surdos, lingüística aplicada, co-construção da aprendizagem de língua, andamento coletivo, gêneros de texto e surdez.

Coordenação
Ana Maria de Mattos Guimarães.

Nenhum comentário: