16 de abr. de 2012

Cão-guia para surdos

Assim como os cães podem ser usados para ajudar pessoas cegas, eles também podem ser treinados para ajudar as pessoas surdas, alertando-as para sons como campainhas, pessoas chamando, alarmes, buzinas, sirenes, despertador ou relógios, por exemplo.
Cães treinados para isso são chamados de "Cães ouvintes" ou "hearing dog". Aqui no Brasil ainda não existem centros de treinamento específico para isso, pelo que pesquisei, mas acredito que seja possível conversar com um treinador de cães para ajudá-lo nesta tarefa. Já li sobre animais de pessoas surdas que percebem a surdez de seus donos e utilizam outros meios para se comunicar com eles. Emanuelle Laborit fala de sua gatinha em "O Vôo da Gaivota", e o próprio Antônio Abreu, entrevistado aqui, nos contou de sua cachorrinha que entende os sinais em Libras.
Uma reportagem publicada recentemente no site da BBC Brasil mostra um projeto na Grã-Bretanha que distribuiu 12 cães-ouvintes para crianças com dificuldade de audição, veja:


Uma instituição de caridade britânica iniciou um projeto piloto para fornecer cães guia para crianças com problemas de audição.
No último ano, a instituição Cães Guia para Surdos deu 12 destes cães para crianças. Uma delas foi James Cheung, um menino de 11 anos com dificuldades de audição.
James Cheung ajuda a cuidar do labrador Kurt. | Foto: BBC
Crianças dizem que se sentem mais confiantes e seguras por causa dos cães guia

Fonte: BBC Brasil

O cão de James é o labrador Kurt, que o alerta quando ele precisa acordar de manhã, quando sua mãe o chama e em situações de perigo, como quando um alarme de incêndio dispara.
Kurt foi treinado para responder a certos sons e ordens.
Segundo a família de James, seu comportamento mudou após a chegada do animal.
Ele está mais independente e confiante e desenvolveu um ótimo relacionamento com o cão.

Nenhum comentário: