15 de jan. de 2012

Gallaudet University - Universidade Gallaudet (Parte 1)

Olá queridos!


Hoje gostaria de começar a falar um pouco sobre a Universidade Gallaudet, a mais renomada universidade de surdos do mundo. Tomei conhecimento sobre a universidade na primeira vez que li o livro "Vendo Vozes", de Oliver Sacks, no início de meu interesse pela educação dos surdos. A partir de então comecei a pesquisar sobre ela e me encantei, é claro, devido a seu pioneirismo e importância para a história dos surdos.
É importante saber que ela é a primeira e a maior universidade do mundo cujos programas são voltados para pessoas surdas, e fica em Washington, capitados dos Estados Unidos. Por isso, a primeira língua língua lá é a ASL, Língua de Sinais Americana, e a segunda é o inglês. Isso significa que todos os funcionários, professores e alunos utilizam a língua de sinais para se comunicar.

Edward Miner Gallaudet, primeiro diretor

A Gallaudet foi criada em  1857, e naquela época se chamava Columbia Institution for the Instruction of the Deaf and Dumb and Blind (ou seja, no início era um internato para crianças surdas e cegas). Seu primeiro diretor foi Edward Miner Gallaudet, filho de Thomas Gallaudet, aquele que havia criado a primeira escola para surdos nos Estados Unidos. Por isso, em 1954 o congresso americano trocou o seu nome para Gallaudet College, em homenagem à família Gallaudet.


Em 1896 a instituição passou a se chamar Gallaudet University, podendo desenvolver cursos acadêmicos também.
Atualmente, a instituição oferece educação completa para os surdos, desde educação primeira até doutorado, com oferta de mais de 40 cursos diferentes, e anualmente ela recebe cerca de 2.000 matrículas.
Se você quiser saber mais sobre essa universidade incrível, acesse o site oficial: http://www.gallaudet.edu/

Em breve, um novo post com mais informações!
Abraço.

Referências:
Foto de Edward - http://american-education.org/895-gallaudet-university.html
História: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Gallaudet;
http://www.gallaudet.edu/

Nenhum comentário: