19 de jun. de 2010

Vendo Vozes: uma viagem pelo mundo dos surdos e outras obras de Oliver Sacks

Olá pessoal!
Preciso compartilhar com vocês a releitura que estou fazendo da obra de Oliver Sacks, Vendo Vozes, o livro que dá título ao blog e que me incentivou a iniciar, eu também, "esta viagem pelo mundo dos surdos" que o autor relata (viagem esta, que tem durado mais de 7 anos). Após ter passado todos esses anos e todas os estudos, leituras e descobertas que fiz, desde a primeira leitura do livro, resolvi lê-lo novamente (estou sentido a necessidade de rever diversos conceitos neste ano, devido ao desenvolvimento de minha tese de doutorado e outros projetos), e, novamente, estou amando. Desta vez, estou lendo outra tradução, mais atualizada, e publicada pela Companhia de Bolso (Companhia das Letras). Por ser uma edição "de bolso, ou pocket", ela também é mais barata, por isso, não posso deixar de recomendá-la a cada leitor. Se você não encontrá-lo nas livrarias de sua cidade, peça pelas livrarias tradicionais da internet, está muito fácil de encontrar porque esta última edição saiu agora, em 2010.  Além de ser uma tradução mais atual! 
Quero aproveitar muito das considerações e das leituras do livro aqui no blog, e espero a participação e comentários daqueles que já leram, estão lendo, relendo, ou pretendem ler o livro. Mais uma vez, reitero: ele é FUNDAMENTAL para todos aqueles que querem entender um pouco mais sobre a surdez, os surdos, a comunicação e linguagem humanos, a comunidade e cultura surdas e as línguas de sinais, e, mais ainda, ao ilimitado poder que nosso cérebro tem de se comunicar e desenvolver!

Para quem quiser saber mais sobre o autor, o Programa da TV Cultura "Roda Viva" realizou em 1997 uma entrevista com Oliver Sacks, que você pode assistir clicando aqui.

Um abraço a todos, aguardo comentários! 
(Se eu sumir por uns tempos, vocês já sabem: estou lendo!)

Nenhum comentário: